segunda-feira, 10 de abril de 2017

Deixe seu comentário...

Resultado de imagem para imagem sobre blog



A atividade proposta em nosso último encontro no Seminário Integrador, gerou a formação de duplas paras a sua execução. A parceria formada, tem a finalidade de tecer comentários nas reflexões postadas, com o intuito de acrescer ou sinalizar pontos divergentes e convergentes. 
Caminho árduo a ser percorrido...
Em meu trabalho desenvolvo esta linha de trabalho com os meus alunos, pois considero importante estimulá-los a manifestarem-se sobre os mais variados assuntos. Realizo leitura do jornal e trago assuntos da atualidade para abrir a discussão e posicionamentos. Os estimulo a assertividade oral e escrita sobre assuntos diversificados. Nesta atividade percebo o padrão amplo e culto de informação de alguns alunos, assim como,  a maturidade endógena em seus posicionamentos. Também observo a dificuldade e limitação de alguns que ficam a margem dos posicionamentos reflexivos durante o debate. Isto também fica evidente em sua escrita, revelando o quanto devem receber estímulos para que ocorra a evolução intelectual das estruturas do seu pensamento formal.
Mas me incluo nesta espera de estímulo, pois com este trabalho espero receber do olhar minucioso que percebe e lê nas entrelinhas de minhas reflexões, os sinais e as correções para meu aprimoramento e crescimento teórico.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Cronologia do desenvolvimento





Meu "eu" tem muitas faces e fases até chegar a adultez,.

A medida que cresce e desenvolve-se a criança vai configurando-se a realidade que a circunda e vai instrumentalizando-se para superar os desafios e as inúmeras situações e confrontos que a circunda.


Os sucessivos e crescentes ajustes da criança ao longo do seu desenvolvimento, Piaget os definiu como estádios de desenvolvimento na sua Teoria Gognitiva, sendo estes:
1- Sensório motor
2- Pré- operacional
3-Operatório concreto
4-Operatório formal

A educação é um processo em que o adulto ( professor) a criança ( aluno) convivem um com o outro. E esta convivência resulta em permanentes trocas entre si, entre o meio, promovendo acréscimo de suas estruturas cognitivas.
Em meu trabalho observo e consigo estabelecer um paralelo entre nosso trabalho e discussões no início e ao final do período letivo. A crescente mudança no padrão de comportamento de alguns, demonstram o quanto serviu as intervenções, discussões e reflexões para a construção e amadurecimento de cada um. 
A construção do sujeito, para Piaget segundo seus estádios de desenvolvimento, servem de base para a construção da sua própria identidade adequando o controle das suas funções intelectuais e emocionais, levando-o a`plena maturidade.