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O ato de aprender é envolvente.. É contínuo, permanente, ouso dizer inacabado, pois sempre temos algo à aprender. Como uma obra de arte nas mãos do criador, vai sendo esculpida, pintada seguindo passos dentro do ritmo de criação do seu autor. Recentemente levei o texto " Adoro reticências" e estímulei a turma do 5° ano que trabalho a explorar o texto. Primeiro fizemos leitura silenciosa e após fiz o convite à leitura oral do texto. Como sou contadora de histórias, meus alunos acostumaram -se à escuta dos textos e histórias com entonação de voz ,recursos dramáticos e a alternância da postura corporal com atos de improvisação. Desta forma consigo introduzi - los dentro do "corpo" da história. Por conseguinte, é como se a história "saltasse" e tomasse forma diante dos olhos atentos à minha dramatização. E com o texto Adoro reticências...foi igual. Após a leitura entusiasmada de alguns alunos que se prontificaram fazer a leitura, também o fiz. Eis o texto: ![]() Este texto levo -nos à inúmeras reflexões e associações de ideias. E neste mesmo texto encontrei o viés relacionado ao ato de aprender. A aprendizagem sugere reticências... É inacabada, constante e permanente "algo está sempre por vir...nada pronto, nada definido". No texto "Ser professor reflexivo", Alarcão faz menção à aprendizagem linguística citando os porquês da sua aprendizagem (finalidades); - o quê da sua aprendizagem (conteúdo); - o como da sua aprendizagem (estratégias); para desenvolver o pensamento reflexivo e a capacidade de progressiva autonomia na gestão da sua aprendizagem. Considero este recorte do autor apropriado à associação das demais áreas do conhecimento |
segunda-feira, 4 de setembro de 2017
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Isabel, adorei o texto, como trabalhou o texto em sala de aula?, os alunos gostaram, foram participativos?
ResponderExcluirAbraços