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"Quando não respeitada gera o sequestro de ambas as partes, tanto de quem ensina quanto de quem aprende." Cortella
Quando pensamos em sequestro, a ideia inicial é de pessoas sendo confinadas, mantidas incomunicáveis. tendo o seu direito de ir e vir desrespeitados.
Mas há um sequestro subjetivo que ocorre sem que muitos percebam, e este ocorre em nosso cotidiano escolar.
Nossas escolas estão lotadas de crianças , adolescentes e jovens desassistidos em seu direito de receber um ensino de qualidade em um ambiante previamente preparado e favorável ao desenvolvimento globalizado. Sequestrados pelos efeitos do descaso de políticas predatórias.
Surpresa insólita, que torna toda possibilidade de crescimento refém da demanda de políticas públicas excludentes que aviltam o processo de ensino aprendizagem e subjugam os direitos sociais e a educação.
"Mais especificamente na política educacional, ao mesmo tempo em que
avançamos na luta por uma educação para todos, o Estado passa de executor a apenas o
avaliador e indutor da qualidade através da avaliação. A gestão democrática passa a dar
lugar para a gestão empresarial, já que o mercado é parâmetro de qualidade.
Encerro ressaltando que a grande questão atual é a função social da escola
neste período particular do capitalismo de tantas mudanças. O capital sabe muito bem
que escola quer, e os que querem superá-lo, devem começar a ser mais propositivos
depois de décadas na defensiva. É o que proponho para o debate nesta mesa na ANPED
SUL." ( Peroni,Vera Maria Vidal , Políticas
públicas e gestão da educação em tempos de redefinição do papel do estado)
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Link: https://www.youtube.com/watch?v=pL6K_jHe6t
_______. Mudanças na configuração do Estado e sua influência na política educacional.
In: PERONI, V. M. V., BAZZO, V. L. , PEGORARO, L. (org.) Dilemas da educação
brasileira em tempos de globalização neoliberal: entre o público e o privado. Porto
Alegre: Editora da UFRGS, 2006.
PERONI, Vera M. Vidal. Conexões entre o público e o privado no financiamento e
gestão da escola pública. In ECCOS: Revista Científica. Vol. 8, p. 111-132, jan./jun.,
São Paulo, 2006a
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PERONI, Vera.Perspectivas da gestão democrática da educação: avaliação institucional
In: Gestão escolar democrática: concepções e vivências. 1 ed. Porto Alegre: Editora da
UFRGS, 2006b, v.1, p. 149-155
Isabel, infelizmente, vemos que muitas de nossas escolas trabalham com a pedagogia tradicional, onde o aluno ouve e depois reproduz na prova, são poucas que trabalham por projetos, e algumas intercalam, provas, trabalhos em grupo. Mas estou confiante, que esta mudando para melhor , a passos pequenos, mas esta mudando.
ResponderExcluirAbraços