segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Aprendizagem amorosa

Imagem relacionada



 Na escola existe uma rede complexa de relações. Relações pessoais e interpessoais. O relacionamento interpessoal implica uma relação social, ou seja, um conjunto de normas comportamentais que orientam as interações entre membros de uma sociedade. O conceito de relação social, da área da Sociologia, foi estudado e desenvolvido por Max Weber. Essas relações têm um potencial considerável para influenciar  tanto   positiva  como negativamente, a aprendizagem dos alunos. Conforme o estado em que o aluno se  encontra, uma   mera   palavra  basta para levá-lo  a apresentar um   desempenho   satisfatório  ou  um  baixo   rendimento   escolar.  Para melhor    entender  este  contexto   é necessário  identificar   que   a    auto estima  é  a   mola   mestra  que  impulsiona  e  até    mesmo   direciona    o indivíduo para   o   sucesso ou para o fracasso. Portanto o  futuro   de  um indivíduo depende de sua auto estima e dos estímulos que recebe ao longo de sua jornada.
                A auto estima pode ser tanto essencial quanto fundamental. A auto-estima essencial é a que recebemos dos nossos pais desde que nascemos através do seu amor,  cuidados e estímulos positivos.
                A auto-estima fundamental é conquistada quando somos bem sucedidos e apreciamos algo que realizamos. Durante a infância, ela é alimentada toda vez que a criança realiza algo. O ato de aplaudir ou  de reprovar    fora  de  hora   pode  distorcer  a  auto  estima da  criança.  Na adolescência, a auto-estima fundamental é  a auto   aprovação   do   que  o adolescente pensa, sente  ou   faz. A auto estima  é responsável  por motivar  a     vencer   o   medo,  a   insegurança, a    ansiedade   e    demais sentimentos. Uma boa auto-estima é essencial para o desenvolvimento  de uma pessoa .
                 Cada dia   percebe-se    mais  alunos    com   uma  auto imagem negativa,   inseguros,  sem  confiança  em  si  mesmo,   ou  seja,  sem  auto estima. Tudo isso repercute  enormemente no desenvolvimento da sua personalidade, no equilíbrio    emocional e no relacionamento humano. A auto estima , na  maioria das vezes está intimamente    ligada   ao fracasso escolar . A insegurança     de   obter   sucesso  pode ser responsável    por problemas emocionais, tais como agressividade, irritabilidade, desatenção e      desinteresse, que  habitualmente   interferem  na   aprendizagem   do aluno.                 
                 A orientação  de  um  professor  pode   fazer   o  aluno se sentir gratificado ou diminuído dependendo da auto estima do aluno. Além disso o  tipo   de   relação   que   o   professor estabelece em  sala  de  aula   com os  seus   alunos  pode    acarretar   em   minimização   da   auto   estima   e consequentemente  no fracasso  escolar, pois a forma como os alunos  são tratados   pode  levá-los a desistência , julgando-se  incapaz e,  até  mesmo culpado.  Uma relação   afetiva   e   de   respeito   mútuo   é  a  base   para estabelecer uma   relação   saudável   professor/aluno.    Essa relação deve garantir um ambiente de estimulação e valorização do esforço e das realizações próprias e originais e apoiar o processo de tentativa e erro sem estigmatizar este último.  Dessa forma   o   aluno   estará    preparado  emocionalmente para  lidar com as dificuldades que surgirem em sua vida escolar. Lidar com as frustrações também faz parte do aprendizado e os torna emocionalmente fortes, preparados para a vida que transcende os muros da escola.
Em minha prática fica evidente a aprendizagem amorosa, da auto estima, da liberdade com responsabilidade e também a do limite. Um não se sobrepõe ao outro, pelo contrário, um dá suporte ao outro. O aluno deve ser  encorajado a tomar decisões e posicionamentos assertivos. O caminho é longo, mas a recompensa virá após algum tempo.
Hoje tive a grata devolução da Coordenadora Pedagógica que teceu comentários extremamente positivos a respeito da mudança  de comportamento e a visível maturidade de uma aluna da minha turma. De temperamento instável, mantinha atitude sempre na defensiva, apresentava dificuldade em algumas disciplinas e mantinha -se dispersa durante as aulas. Aos poucos fui conquistando sua confiança e através do estímulo, da escuta e encorajamento constante a sua auto estima e autonomia, dosadas com demonstrações de afeto, mediada por princípios montessorianos e disciplina, suas atitudes foram transformando - se. Estas mudanças foram tão evidentes que refletiu em suas aprendizagens. Atualmente é comprometida, faz as atividades propostas, lidera os trabalhos em grupo e foi eleita representante da turma no 2° semestre.

A atitude emocional do professor influência involuntariamente e inconscientemente , pois geralmente  os  alunos  anseiam   por   afeto,   aceitação, aprovação   e   reconhecimento   de    seus professores. Dependendo de como   o   professor  se   posiciona diante desses anseios pode alimentar ou não a construção de uma auto-estima boa e  saudável, que trará maior rendimento escolar.
E para que isso aconteça, o professor  tem  que   interagir com   o   aluno   no  processo   de   ensino   aprendizagem    de   forma  que   cada  um ensina e aprende. O ato de ensinar exige envolvimento de ambas as partes. E essa troca que deve ser estimulada para o fortalecimento da auto estima e  da  aprendizagem. Segundo Becker( 1997,p.147) não há educador tão sábio que nada possa  aprender, nem    educador   tão   ignorante  que   nada possa  ensinar. É crescendo e aprendendo junto   com o   aluno,   assumindo   o   papel de investigador, orientador   e    coordenador   do   processo  ensino  aprendizagem, que  o  professor   conseguirá   alcançar   os  objetivos   que geram   à   cerca   da construção do conhecimento. Esta reflexão me trouxe a lembrança o trecho de uma famosa ária do último ato da ópera Turandot, intitulada "Nessun dorma" que finaliza entoando liricamente:
"Desvencilhe, a noite! Desapareçam, estrelas! Ao alvorecer eu vencerei!" 
É assim que me sinto muitas vezes diante da turma, determinada a vencer e transpor todos os empecilhos e dificuldades. E sempre que sinto esmorecer busco inspiração em algo, como a audição de um participante ( link abaixo) ou nas inúmeras cartas e bilhetes que deles recebo, assim como, nos abraços e cumprimentos que recebo nos corredores da escola de antigos alunos. Com frequência também recebo elogios e comentários de alunos que nunca estiveram comigo em sala de aula.
Afeto é assim. 
Ora se dá...
Ora se recebe.

Referências:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=SF7yuRylYd0 (audição Paul Potts - Nessun Dorma - legendado)
ttps://www.letras.mus.br/luciano-pavarotti/30295/traducao.html ( Nessun Dorma)
Desapareçam, estrelas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário