terça-feira, 18 de agosto de 2015

MINI-HISTÓRIA: DO QUADRO DE UMA FOLHA DE PAPELÃO AO QUADRO BRANCO



            Ensinar e aprender, atividades exercidas por todos desde o nascimento. E neste primeiro período fazemos por intuição e instintivamente nossas aprendizagens, este período é denominado por Maria Montessori como período Sensível (mente absorvente).
            O encantamento por aprender acompanha-me desde a infância. Guardo poucas lembranças, porém significativas como nos primeiros anos escolares e o período da catequese em que ficava embevecida escutando meus primeiros "mestres". Logo aflorou em mim o desejo de imitá-los, por isso (segundo relatos de minha mãe), alinhava os poucos brinquedos que tinha em frente a uma folha de papelão no qual escrevia com um pedaço de carvão.
            A construção pedagógica foi adquirida aos poucos no curso de formação para o magistério e complementada com cursos, oficinas, seminários, leituras, trocas de experiência com colegas mais experientes que compartilhavam suas habilidades e competências e atualmente com a graduação na universidade.
            Minha ação pedagógica assim como de minhas colegas era autônoma e compartilhada com a responsável do SOE, pois o PPP da escola nunca nos foi apresentado.  Os momentos de aprendizagem eram norteados por princípios, valores e projetos que acompanhavam o plano de estudos para a turma designada para o meu trabalho.
            O ensino-aprendizagem percorria o trajeto das histórias, músicas e cantos infantis e trabalhos que propiciassem o estímulo à criatividade e construção do novo.
            Fazíamos avaliações individuais, em grupo e também submetia meu trabalho a este instrumento. Recebi feedback positivo da equipe gestora, das famílias e dos alunos que em alguns momentos chamavam-me de " professora maluquinha". Atualmente o quadro de papelão ficou para trás, e utilizo o quadro branco na sala de aula que proporciona escritas multicoloridas tornando interessante e atraente os pressupostos pedagógicos trabalhados.

            Meu vínculo como professora contratada foi rescindido, mas pelos retornos que até hoje recebo das famílias e alunos quando os encontros, é que firmei um contrato definitivo em suas trajetórias, pois fiz à diferença no cotidiano escolar de cada um.

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