Ensinar
e aprender, atividades exercidas por todos desde o nascimento. E neste primeiro
período fazemos por intuição e instintivamente nossas aprendizagens, este
período é denominado por Maria Montessori como período Sensível (mente
absorvente).
O
encantamento por aprender acompanha-me desde a infância. Guardo poucas
lembranças, porém significativas como nos primeiros anos escolares e o período
da catequese em que ficava embevecida escutando meus primeiros
"mestres". Logo aflorou em mim o desejo de imitá-los, por isso (segundo
relatos de minha mãe), alinhava os poucos brinquedos que tinha em frente a uma
folha de papelão no qual escrevia com um pedaço de carvão.
A
construção pedagógica foi adquirida aos poucos no curso de formação para o
magistério e complementada com cursos, oficinas, seminários, leituras, trocas
de experiência com colegas mais experientes que compartilhavam suas habilidades
e competências e atualmente com a graduação na universidade.
Minha
ação pedagógica assim como de minhas colegas era autônoma e compartilhada com a
responsável do SOE, pois o PPP da escola nunca nos foi apresentado. Os momentos de aprendizagem eram norteados
por princípios, valores e projetos que acompanhavam o plano de estudos para a
turma designada para o meu trabalho.
O
ensino-aprendizagem percorria o trajeto das histórias, músicas e cantos
infantis e trabalhos que propiciassem o estímulo à criatividade e construção do
novo.
Fazíamos
avaliações individuais, em grupo e também submetia meu trabalho a este
instrumento. Recebi feedback positivo da equipe gestora, das famílias e dos
alunos que em alguns momentos chamavam-me de " professora
maluquinha". Atualmente o quadro de papelão ficou para trás, e utilizo o
quadro branco na sala de aula que proporciona escritas multicoloridas tornando
interessante e atraente os pressupostos pedagógicos trabalhados.
Meu
vínculo como professora contratada foi rescindido, mas pelos retornos que até
hoje recebo das famílias e alunos quando os encontros, é que firmei um contrato
definitivo em suas trajetórias, pois fiz à diferença no cotidiano escolar de
cada um.
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