UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância
WORKSHOP DE AVALIAÇÃO- EIXO I
2015/1
Isabel Cristina de Oliveira
Não se desiste dos sonhos, ainda que pareçam impossíveis. Sonhos devem ser guardados como se guarda um amigo, “debaixo de sete chaves, dentro do coração, assim falava a canção” como Milton Nascimento canta brilhantemente em sua música. E porque o guardei em segredo, ele se concretizou e hoje estudo em uma instituição que figura na lista das melhores universidades da América Latina. Também consegui, ainda que por quatro anos trabalhar na rede estadual de ensino que me trouxe uma experiência e realização pessoal, e que permeei meu encantamento através da atividade do Retrato da Escola. Ainda que por pouco tempo, solidificou em meu perfil profissional o desejo de retornar para a rede estadual de ensino.
Mas retomando a temática dos sonhos, o primeiro teve início quando ainda pequena, segundo os relatos de minha mãe, em Santa Cruz do Sul alinhava os poucos brinquedos que tinha e iniciava meus primeiros passos como professora. Uma folha de papelão encostada na parede servia de quadro e o giz era um carvão fornecido do fogão à lenha que tínhamos. E neste cenário iniciei meu “tecer pedagógico”. E até meus 14 anos permaneci nesta cidade de colonização alemã em que nós os diferentes (negros) no silêncio do convívio buscávamos “como grupo social o direito a ser igual quando a diferença nos inferiorizava, e o direito a ser diferente quando a igualdade nos descaracterizava” ( Souza Santos 2001, Sociedade cotidiano escolar e culturas). Porque todos são iguais, mas uns, são mais iguais que os outros.
Após a transferência de minha família para a cidade de Santa Maria, estudei no Instituto de Educação Olavo Bilac, tornei-me professora e iniciei no ano seguinte em uma escola particular minha trajetória profissional. Neste período em que o tradicional e, regras excessivas e inflexíveis eram impostas na execução do trabalho, concomitante um despertar ao novo surgia em breves lampejos no andamento pedagógico em sala e no grupo que estava inserida. E nesta escola sob a direção de uma ordem religiosa permaneci por 3 anos trabalhando na educação infantil. E estes três primeiros anos foram de descobertas incríveis e acréscimos em meu currículo pessoal e profissional.
O viver compreende fases. E a interiorana casou-se e veio para Porto Alegre. No mesmo ano novamente em uma escola particular trabalhei por mais 5 anos divididos entre a educação infantil e anos iniciais. Neste período fiz o curso de especialização em educação infantil no Instituto Flores da Cunha.
Um novo período, nova fase teve seu início e uma longa pausa profissional teve seu início até o casulo romper-se. E ao sair fui ao encontro do que fui predestinada ser: professora.
Comecei procurar e investir em minha formação, e encontrei a UFRGS que promovia cursos. Inscrevi-me na Escola de Verão e participei de alguns cursos. Na sequência a universidade oportunizava através do projeto da FACED Universidade aberta, a inscrição em algumas disciplinas na área da educação durante o semestre. E neste tempo de novas aprendizagens houve um grande movimento de busca e crescimento e aperfeiçoamento. Meu pensar pedagógico recebeu novos contornos e impulso. Retornei à sala de aula e a música, a cultura, a corporeidade e a pluralidade do aprender impulsionavam ao campo multidisciplinar do conhecimento e solidificavam o mover pedagógico em sala de aula. A aprendizagem é um movimento oscilante e a observação do corpo em movimento e a expressão gráfica
A epistemologia corpórea produz conhecimento, visto que o corpo em sua amplitude é o fomento e compreende a possibilidade do conhecimento genuíno. Corpo e a mente transcendem a compreensão anteriormente simplista e a Neuroeducação amplia as possibilidades abertas pela multidisciplinaridade desta nova área de pesquisa.
Que bom Isabel que estás realizando o teu sonho. Que bom que contas um pouquinho da tua história e que fazer parte deste grupo é importante para ti. Com certeza! Primeiro Semestre Concluído. E o Segundo já quase no finalzinho. Continua te esforçando. Estás te superando. Até blog já tens. A gente está te acompanhando. Qualquer coisa chama que estamos por aqui para te ajudar. Grande abraço, Betynha, Jacque e Professor Rafael (Equipe do Seminário Integrador - Turma D)
ResponderExcluir