segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O ato de brincar



BRINCAR, INCONTESTÁVEL ATO PEDAGÓGICO




criancas-bricando-mundo

     Toda criança aprecia brincar. Suas estruturas motora e mental a impelem ao movimento, compõe completa expressão da sua infância e expressa seu existir.
     Criança e movimento se completam e um complementa o outro.
     Estar parado não é sinônimo de aprendizagem, e estar em movimento não é estar disperso.
    Assistindo o vídeo " Caramba carambola o brincar tá na escola" ficou evidente a importância do brincar e da interação das diversas faixas etárias ( agrupadas, assim denominada por Montessori).
    "Uma criança não brinca se constrói." E o grande desafio do professor é fazer educação através do brincar., respeitando o direito da criança em meio às aprendizagens o direito de ter infância.
     O brincar é o instrumento propulsor do conhecimento por excelência. O ato de brincar é inspirador, instiga a criança à aprendizagem.
     Dar leveza, trazer a alegria é oportunizar através de brincadeiras, músicas com os mais diversos materiais e objetos a experimentação e ao conhecimento em que a criança se apropria nestes momentos inspiradores recheados de "conhecimento oculto" à ela.  


























Toda criança aprecia uma boa brincadeira

2 comentários:

  1. Sim Isabel. Concordamos contigo: brincar é fundamental e estruturante. Brincar ainda mais com intervenção pedagógica é ainda melhor. Muito interessante quando vejo professoras fazendo intervenções em pequenos grupos. E isso funciona de verdade. Há modificações das hipóteses de pensamentos das crianças. Eu já presenciei histórias em que esse processo ficou evidente. Que bom que estás por aqui escrevendo. Estamos te acompanhando. Abraço, Betynha, Jacque e Professor Rafael (Equipe do Seminário Integrador - Turma D)

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Abordando um tema muito importante que é o brincar, na aquisição de conhecimento das crianças. Apreciei seu texto e sua frase usada "Estar parado não é sinônimo de aprendizagem, e estar em movimento não é estar disperso." fazendo uma reflexão de que não é apenas em silêncio,e nos seus lugares que as crianças irão aprender, mas que brincando também se aprende.

    ResponderExcluir