segunda-feira, 30 de maio de 2016

MÃOS QUE FALAM*







A comunicação é um ato inerente ao ser humano e aos demais seres vivos. Inicialmente era primordial para a subsistência e sobrevivência dos grupos. No caso do homem, mais do que apenas se comunicar, interagir com o mundo que o rodeia é uma necessidade básica.

Em se tratando de nós, seres humanos, as funções citadas anteriormente eram fundamentais, mas também era  necessária para a interação entre seus pares e com o meio que estava inserido.


Existem várias formas de comunicação entre os seres vivos e uma delas é a Língua de sinais  usada pela  comunidade surda.

A língua de sinais é estabelecida socialmente entre os surdos e cada país tem a sua. No Brasil é chamada de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Um mesmo país apresenta expressões que diferem de região para região, conforme a cultura local, porém mantendo a legitimidade da língua.
Para se comunicar através dessa língua, usam-se os sinais a partir da combinação dos movimentos articulados das mãos e braços complementados pelas expressões faciais no momento da comunicação.

"Uma solução brasileira para a inclusão social de deficientes auditivos está chamando a atenção. O Hand Talk (Mãos que Falam) é um aplicativo para dispositivos móveis que converte textos, imagens e áudio para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Desenvolvida em Alagoas, a proposta é tão inovadora que ganhou World Summit Award Mobile, uma competição bianual promovida pela ONU que reconhece aplicativos de relevância para toda a humanidade." (http://www.blogunimed.com.br/maos-que-falam-solucao-digital-que-converte-textos-imagens-e-audios-para-libras/, visitado em 30/5/2016)


Muitos surdos tem dificuldade em entender o português inviabilizando sua inserção ao grupo e convívio social. O aplicativo Hand Talk auxilia, pois reconhece três tipos de informação: textos, imagens e sons e traduz seu conteúdo para a linguagem de sinais.Portanto quando alguém da comunidade surda recebe um SMS , aparece no aplicativo o personagem chamado Hugo e traduz para LIBRAS. Este aplicativo uma ferramenta facilitadora para os que não dominam a língua de sinais. Esta ideia brilhante e inovadora "dá voz as mãos" e torna possível a comunicação entre todos.

"O silêncio torna-se uma barreira entre surdos e ouvintes, mas a língua de sinais pode quebrá-la." (autor desconhecido) (http://librasmaosquefalamcmepes.blogspot.com.br/, visitado em 30/5/2016)

* Foi uma feliz coincidência a escolha o título da minha postagem. Quando me deparei com o nome do aplicativo através da pesquisa, já tinha dado este título à postagem. 








2 comentários:

  1. É verdade, as mãos falam juntamente com a expressão do rosto. Esta postagem traz situações reais e conflituosas, buscando de uma maneira simples e eficaz soluções para as questões- problema, argumentando primeiramente da importância da comunicação para o ser humano, como algo vital e enfatiza a diversidade de comunicação entre indivíduos e sugere a nova tecnologia como um aliado nesta busca pela comunicação entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Isabel, é muito importante reafirmar a importância da Língua de Sinais, pois a cultura surda precisa ter sua identidade fortalecida pela inclusão da Língua de Sinais como imprescíndivel à comunicação.
    Tua postagem estabele em linguagem leve a importância da comunicação como meio de interação entre as pessoas e seu meio .
    Trazendo um exemplo de comos as TICS contribuem para a diversidade da comunicação.
    Sigo aprendendo com as colegas do PEAD.
    Parabéns, Isabel!

    ResponderExcluir