
Paloma Stella Amaral
No poema acima, Paloma S. Amaral traduz em verso, a alegria e a satisfação do brincar na infância. Do brincar "sem ter muitas satisfações" (poema acima), só pelo brincar. O brincar descomprometido, mas que sempre traz componentes ocultos, subjetivos, inerentes ao aprendizado. É a aprendizagem revestida, maquiada de ludicidade, que torna-se irresistível às crianças.
As estruturas motoras das crianças a impelem ao movimento, e a aprendizagem não é estática. Portanto uma complementa a outra.
Ludicidade é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos,
música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e
interagindo com os outros.
Os conteúdos lúdicos são muito importantes na aprendizagem. É um meio favorável de incutir nas crianças a noção de que
aprender pode ser divertido. As iniciativas lúdicas nas escolas
potencializam a criatividade e contribuem para o desenvolvimento
intelectual dos alunos.
Mas, o que é lúdico?
Esta palavra vem do latim ludus, que significa exercício, conforme dicionário etmológico (http://www.dicionarioetimologico.com.br/ludico/). Portanto, propor atividades lúdicas é um recurso, uma estratégia insubstituível à ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano, que atinge crianças, adolescentes e adultos.
A palavra evoluiu levando
em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de
ser considerada apenas o sentido de jogo. O lúdico faz parte da
atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo, funcional e
satisfatório. Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a
ação, o movimento vivenciado.
Portanto brincar e aprender poderiam andar lado a lado, alternando-se, para que haja um ótimo aproveitamento no processo ensino aprendizagem.
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