Esta atividade descrita logo a seguir, foi aplicada na minha de turma 5º ano, e trouxe ótimos resultados. A partir dos conceitos que a turma recebeu no ano anterior, inicie
o conteúdo sobre Sólidos e Poliedros. A partir do livro didático adotado pela
escola, trabalhei o conteúdo e exploramos os conceitos que ali estavam
registrados.
Usamos os computadores da
escola, que também colaboraram acrescendo exercícios e novas perspectivas sobre
os formatos, salientando as diferenças sobre as formas estudadas. Também no
computador, foi possível através de um programa, que os alunos desenhassem as
formas e realizassem interferências em suas formas.
Após foram motivados
a formar duplas para realizar a parte prática deste conteúdo que foi de montar
com palitos e massinha de modelar os sólidos geométricos estudados. Cada dupla
orientada pela professora confeccionou os sólidos geométricos que ficaram em
uma perspectiva de imagem salientando as diferenças entre si. Para a confecção
foi usado massinha de modelar para fazer os encaixes com os palitos de
espalitar dentes. Os trabalhos foram expostos na escola e foram vistos pelos
demais alunos. O professor de Matemática levou algumas turmas e realizou aula
expositiva sobre o assunto usando os sólidos feitos pela turma. Após o
professor visitou nossa turma e teceu comentários recheados de elogios sobre a
produção da turma sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário