quinta-feira, 27 de junho de 2019

LINGUA(GEM) EM AÇÃO


Participo do Projeto CIRANDAR que realiza formação de mediadores de leitura em áreas de vulnerabilidade social. Os locais que recebem os mediadores do Projeto Cirandar são: Ilha da Pintada, Chocolatão e a Fase.   Cirandar entende que "democratizar o acesso ao livro é democratizar o conhecimento e a educação. Por isso, a sociedade civil está mobilizada para fazer cumprir a Lei  12.244/10, que determina, até 2020, a criação de bibliotecas em todas as escolas do país, sejam elas públicas ou privadas. Esta é a centralidade. 
Para o Cirandar, a biblioteca é o coração da escola. Interessante...porque dizia e digo o mesmo aos meus alunos e em todas as escolas por onde passei, antes de conhecer e fazer parte do Cirandar. Pelo visto não são só os polos opostos que se atraem.
Fortalecer redes de cultura, incentivar a democratização do acesso à leitura, à educação e valorizar a diversidade são ações que constituem o cerne da instituição" ( Cirandar, maio, 2019).
Quando realizamos mediação de alguma leitura, percebo que a forma como nos comunicamos aproxima ou nos distancia das crianças ou adolescentes. A linguagem realiza uma espécie de mediação do indivíduo (entende - se por indivíduo em suas diferentes fases de desenvolvimento) com a sua cultura e ainda que uma criança tenha biologicamente o potencial para se desenvolver se não interagir não se desenvolverá como deveria. A língua(gem) é um parceiro entre a criança e o mundo, um parceiro de estrada que ajuda interagir com os outros e consigo mesmo e assim atingir o que lhe é de direito, não o melhor além do outro mas o melhor de si mesmo (Montessori), isto é o seu potencial.

Referência:
http://www.cirandar.org.br/ - acessado em 27/06/2019
http://omb.org.br/ - acessado em 27/06/2019


LÍNGUA X LINGUAGEM E SUAS IMBRICAÇÕES

A aquisição da linguagem é uma etapa de extrema importância no desenvolvimento infantil. A importância da linguagem está justamente no fato de que ela torna o processo educativo mais eficaz, pois proporciona ao aluno situações e momentos mais envolventes e dinâmicos.


Através dessas situações dinâmicas os alunos podem então não só desenvolver como também explorar os seus próprios instrumentos comunicativos e sociais. A linguagem e o pensamento estão interligados e são primordiais para a compreensão do mundo. Para o professor que media o processo das aprendizagens é primordial o entendimento sobre o que é linguagem e língua, portanto veremos estes conceitos e suas imbricações.

A linguagem é interação, visto que proporciona ao indivíduo a possibilidade de exercer atividade sobre o outro, sobre si mesmo e sobre o mundo. Tem caráter universal e de caráter essencialmente humano, do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir , desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. 

Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com este fim. Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem

Língua é um tipo de linguagem  baseada em palavras. É a parte social da linguagem, estabelecida entre os membros de uma comunidade e pode ser chamada de idioma. A língua pode se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Assim sendo, é fundamental para o desenvolvimento da linguagem que o professor crie situações e promova atividades nas quais essa habilidade possa ser incentivada por meio da participação das crianças. Assim sendo, o ideal é que as atividades sejam organizadas de maneira que o aluno possa transitar entre as situações informais e coloquiais que já conheciam antes de entrar na escola para situações mais estruturadas e formais, explorando o modo como funcionam e aprendendo a utilizar isso tudo da maneira correta. 
Quando estou em sala de aula, insiro no planejamento atividades diversificadas como a música, teatro, rodas de conversas com temas formais e informais, utilizo os jornais locais e televisivo para promover a oralidade e manifestação das ideias. Também uso a Língua Brasileira de sinais com os alunos e eles apreciam este recurso.
 Através dessas informações podemos entender então a importância da linguagem na escolarização das crianças e como ela influencia o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos sendo um fator determinante no crescimento de cada um deles.
Referência:
MURRIE, Zuleika de Felice. Universos da palavra: da alfabetização à literatura. São Paulo, Iglu, 1995, p. 13-24.