quinta-feira, 27 de junho de 2019

LÍNGUA X LINGUAGEM E SUAS IMBRICAÇÕES

A aquisição da linguagem é uma etapa de extrema importância no desenvolvimento infantil. A importância da linguagem está justamente no fato de que ela torna o processo educativo mais eficaz, pois proporciona ao aluno situações e momentos mais envolventes e dinâmicos.


Através dessas situações dinâmicas os alunos podem então não só desenvolver como também explorar os seus próprios instrumentos comunicativos e sociais. A linguagem e o pensamento estão interligados e são primordiais para a compreensão do mundo. Para o professor que media o processo das aprendizagens é primordial o entendimento sobre o que é linguagem e língua, portanto veremos estes conceitos e suas imbricações.

A linguagem é interação, visto que proporciona ao indivíduo a possibilidade de exercer atividade sobre o outro, sobre si mesmo e sobre o mundo. Tem caráter universal e de caráter essencialmente humano, do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir , desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. 

Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com este fim. Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem

Língua é um tipo de linguagem  baseada em palavras. É a parte social da linguagem, estabelecida entre os membros de uma comunidade e pode ser chamada de idioma. A língua pode se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Assim sendo, é fundamental para o desenvolvimento da linguagem que o professor crie situações e promova atividades nas quais essa habilidade possa ser incentivada por meio da participação das crianças. Assim sendo, o ideal é que as atividades sejam organizadas de maneira que o aluno possa transitar entre as situações informais e coloquiais que já conheciam antes de entrar na escola para situações mais estruturadas e formais, explorando o modo como funcionam e aprendendo a utilizar isso tudo da maneira correta. 
Quando estou em sala de aula, insiro no planejamento atividades diversificadas como a música, teatro, rodas de conversas com temas formais e informais, utilizo os jornais locais e televisivo para promover a oralidade e manifestação das ideias. Também uso a Língua Brasileira de sinais com os alunos e eles apreciam este recurso.
 Através dessas informações podemos entender então a importância da linguagem na escolarização das crianças e como ela influencia o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos sendo um fator determinante no crescimento de cada um deles.
Referência:
MURRIE, Zuleika de Felice. Universos da palavra: da alfabetização à literatura. São Paulo, Iglu, 1995, p. 13-24.


Nenhum comentário:

Postar um comentário