quinta-feira, 27 de junho de 2019

LINGUA(GEM) EM AÇÃO


Participo do Projeto CIRANDAR que realiza formação de mediadores de leitura em áreas de vulnerabilidade social. Os locais que recebem os mediadores do Projeto Cirandar são: Ilha da Pintada, Chocolatão e a Fase.   Cirandar entende que "democratizar o acesso ao livro é democratizar o conhecimento e a educação. Por isso, a sociedade civil está mobilizada para fazer cumprir a Lei  12.244/10, que determina, até 2020, a criação de bibliotecas em todas as escolas do país, sejam elas públicas ou privadas. Esta é a centralidade. 
Para o Cirandar, a biblioteca é o coração da escola. Interessante...porque dizia e digo o mesmo aos meus alunos e em todas as escolas por onde passei, antes de conhecer e fazer parte do Cirandar. Pelo visto não são só os polos opostos que se atraem.
Fortalecer redes de cultura, incentivar a democratização do acesso à leitura, à educação e valorizar a diversidade são ações que constituem o cerne da instituição" ( Cirandar, maio, 2019).
Quando realizamos mediação de alguma leitura, percebo que a forma como nos comunicamos aproxima ou nos distancia das crianças ou adolescentes. A linguagem realiza uma espécie de mediação do indivíduo (entende - se por indivíduo em suas diferentes fases de desenvolvimento) com a sua cultura e ainda que uma criança tenha biologicamente o potencial para se desenvolver se não interagir não se desenvolverá como deveria. A língua(gem) é um parceiro entre a criança e o mundo, um parceiro de estrada que ajuda interagir com os outros e consigo mesmo e assim atingir o que lhe é de direito, não o melhor além do outro mas o melhor de si mesmo (Montessori), isto é o seu potencial.

Referência:
http://www.cirandar.org.br/ - acessado em 27/06/2019
http://omb.org.br/ - acessado em 27/06/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário