quinta-feira, 27 de julho de 2017

Não desperdice o lado bom das adversidades

O lado bom das adversidades

Obstáculo, dificuldade, contratempo... impedem as realizações no tempo certo em sintonia com tudo que está orquestrado ao redor, tem um codinome que é adversidade. Todos enfrentam algum tipo de adversidade, combatem adversários hora visíveis, noutros momentos invisíveis, que solicitam determinação e resiliência. Quer em sala de aula, em nossas relações pessoais e profissionais, a arte de bem viver exige resiliência humana, que "é a capacidade do indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente frente as adversidades" ( Robson Hamuche).
A resiliência humana nada mais é do que superar as adversidades, transformando os momentos difíceis em oportunidades para aprender, crescer e mudar. As pessoas resilientes conseguem não apenas amadurecer emocionalmente como também ficam mais fortes depois de ultrapassada a fase negativa.
Em sala de aula, apoiar a resiliência dos alunos é fundamental, uma via de mão dupla que trás resultados positivos à pratica docente. Existem adversidades que nós professores não podemos controlar, porém se formos resilientes podemos transformar muitas das atitudes negativas e opositoras dos alunos.
A sala de aula é um excelente laboratório que coloca nossas competências, fragilidades a prova a todo instante. É uma questão de ter uma atitude resiliente. No livro The Power of Resilience (O Poder da Resiliência, em tradução livre), Robert Brooks e Sam Goldstein explicam:
Indivíduos resilientes são aqueles que têm um conjunto de pressupostos ou atitudes sobre si mesmos que influenciam seus comportamentos e as habilidades que eles desenvolvem.
Para pais e professores, a boa notícia é que atitudes podem ser mudadas.E dentro neste universo pragmático somos como "illhas de competências" ( Brooks e Goldstein), ansiosas em ser descobertas.
Tanto alunos como professores, no cotidiano escolar têm a possibilidade de transformar as dificuldades em oportunidades.  Cada ilha ( aluno e professor) podem formar um belo arquipélago circundado pela resiliência com a dinâmica da descoberta da aprendizagem e a autonomia que é tão necessária para formar vínculos que oportunizem o crescimento de ambos, pois todos crescem e aprendem. A aprendizagem é um movimento cíclico e constante.  

Imagem relacionada



Referências:
Como apoiar a resiliência dos alunos na sala de aula: http://porvir.org/como-apoiar-resiliencia-dos-alunos-na-sala-de-aula/

Nenhum comentário:

Postar um comentário