
O tempo está unido e fundido com as experiências que vamos recolhendo durante toda a nossa vida, então, todas as coisas nos fazem aprender, conhecer e mudar. De fato, estamos tão ligados ao tempo que ele parece se alongar ou se encurtar dependendo do nosso estado de espírito e das nossas expectativas de vida e de aprendizado.
O tempo, como se costuma dizer, não passa em incólume, muito menos se olharmos para o que éramos dez anos, cinco meses ou três semanas antes do momento presente. Ouso dizer que não somos o que éramos a 4 horas atrás. A aptidão à evolução faz parte do cotidiano humano. Nosso agir e mudanças de comportamento podem influenciar os que convivem conosco. Por isso é importante nos conscientizarmos que nossos atos , no mundo que nos circunda, podem influenciar o mundo e na sua construção.
"Maturana e Varela mostram que o mundo não é pré- dado e que o construímos ao longo de nossa interação."O texto revela que se levarmos isso ao cotidiano das relações entre educadores e educandos, também podemos verificar que tais emoções condicionam posições frente à aprendizagem, facilitando-a ou dificultando-a ( segundo os autores).
No meu dia a dia em sala de aula, constantemente exerço este pressuposto abordado pelos autores e constato a veracidade de tais posicionamentos assertivos. A ou as habilidades cognitivas dos aprendentes podem ser estimuladas e até mesmo despertadas quando as condições emocionais são favoráveis.
Se levarmos isso ao cotidiano das relações entre educadores e educandos, também podemos verificar que tais emoções condicionam posições frente à aprendizagem, facilitando-a ou dificultando-a. Obtivee sempre resultados positivos quando observo tais critérios nos meus alunos.
REFERÊNCIAS MATURANA, Humberto. Uma nova concepção de aprendizagem. Dois pontos, v. 2, n. 15, 1993. ______. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2002. ______; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. São Paulo : Palas Athena, 2002. ______; ZÖLLER, Gerda V. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2004. REAL, Luciane Corte. Aprendizagens Amorosas na Interface Escola, Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Tese defendida em 10/07/2007. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre. Orientadora Cleci Maraschin. REAL, Luciane Corte e RAMOS, Patrícia. Transformações na convivência de adolescentes no laboratório de informática em uma escola pública. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação Julho/2006 - Vol.4 Nº1 - VII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação. http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2006/artigosrenote/a46_21235.pdf
Isabel, com certeza o tempo e vivências vão ocasionando transformação nas nossas vidas,tanto na vida, particular, como na profissional. Por isto acredito que o professor deve de ter muito cuidado ao se posicionar com seus alunos, ir ouvindo, e entendo que eles também vão mudando, amadurecendo. Como você se posiciona com seus alunos, no que tange a transformações no cotidiano escolar?
ResponderExcluirAbraços
Olá Isabel,
ResponderExcluirO ser humano está sempre em constante transformação. Qual é a maior transformação da aprendizagem de seus alunos? O que você nota?
Abr@ço
Tutora Micheli Wink --> Interdisciplina de "Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II" da turma D - Eixo VI.