segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Resultado de imagem para imagem leitura uma porta aberta para o conhecimento
O ato de aprender é envolvente..

É contínuo, permanente, ouso dizer inacabado, pois sempre temos algo à aprender.
Como uma obra de arte nas mãos do criador, vai sendo esculpida, pintada seguindo passos dentro do ritmo de criação do seu autor.
Recentemente levei o texto " Adoro reticências" e estímulei a turma do 5° ano que trabalho a explorar o texto. Primeiro fizemos  leitura silenciosa e após fiz o convite à leitura oral do texto. Como sou contadora de histórias, meus alunos acostumaram -se à escuta dos textos e histórias com entonação de voz ,recursos dramáticos e a alternância da postura corporal com atos de improvisação. Desta forma consigo introduzi - los dentro do "corpo" da história. Por conseguinte, é como se a história "saltasse" e tomasse forma diante dos  olhos atentos à minha dramatização. E com o texto Adoro reticências...foi igual. Após a leitura entusiasmada de alguns alunos que se prontificaram fazer a leitura, também o fiz.
Eis o texto:

Resultado de imagem para texto adoro reticências
Este texto levo -nos à inúmeras reflexões e associações de ideias.
E neste mesmo texto encontrei o viés relacionado ao ato de aprender.
A aprendizagem sugere reticências...
É inacabada, constante e permanente "algo está sempre por vir...nada pronto, nada definido".
No texto "Ser professor reflexivo", Alarcão faz menção à aprendizagem linguística citando os porquês da sua aprendizagem (finalidades); - o quê da sua aprendizagem (conteúdo); - o como da sua aprendizagem (estratégias);   para desenvolver o pensamento reflexivo e a capacidade de progressiva autonomia na gestão da sua aprendizagem.
Considero este recorte do autor apropriado à associação das demais áreas do conhecimento

Um comentário:

  1. Isabel, adorei o texto, como trabalhou o texto em sala de aula?, os alunos gostaram, foram participativos?
    Abraços

    ResponderExcluir