![]() |
Educação para todos de qualidade.
Uma educação de qualidade se faz de forma democrática e dialógica. O papel da escola é propiciar disposições de todos os setores organizacionais da escola e promover em todas as estâncias coletivas à participação de todos para o bem comum dos alunos, visto que ele é o centro ( objeto) do contexto sociopolítico.
A qualidade de ensino tão almejada promove a boa relação educacional e o respeito à subjetividade do aluno e do professor, reflexo da gestão democrática. Sua implementação na organização da gestão administrativa e pedagógica da escola pública exige esforços de todas estâncias coletivas e a participação assertiva de todos. Esta tem ainda como intuito ponderar sobre as mudanças que esse tipo de gestão impõe na postura ética e cultural dos sujeitos pertencentes e atuantes da comunidade escolar, assim como os desafios lançados com a implementação dos mecanismos de gestão democrática, instituídos pela legislação educacional brasileira. Em contra partida, a gestão patrimonialista "caracteriza-se por uma gestão estritamente firmada pela tradição onde o gestor toma decisões conforme seu prazer, sua simpatia ou sua antipatia, e de acordo com pontos de vista puramente pessoais, sobretudo suscetíveis de se deixarem influenciar por preferências também pessoais. A administração do Estado e suas instituições, sob o princípio do patrimonialismo é uma questão puramente pessoal do gestor público, inexistindo, por este motivo, uma clara diferenciação entre as esferas pública e privada ( Weber, 1989 ). O papel principal da escola é propiciar condições para que o aluno aprenda, apresentando cultura e situações que promovam estímulos em todas áreas do conhecimento, para que o aluno se aproprie e tenha sinapses autônomas de aprendizagem. Enfim, "exige o compartilhamento das decisões sobre os modos de organização escolar, implicando a participação da comunidade escolar e local. Isto significa que a gestão democrática da educação é um processo em construção que envolve toda a organização da educação brasileira. É um processo que pretende estruturar um modelo de educação que permita a emancipação social dos sujeitos tendo como base a democracia participativa." ( O Estado moderno: da gestão patrimonialista à gestão democrática; Batista, Neusa Chaves ) Referências Bibliográficas: FEDOZZI, Luciano (1999). Orçamento Participativo: reflexões sobre a experiência de Porto Alegre. Porto Alegre: Tomo Editorial. PETERSEN, Aurea (1988). O Estado. In: Ciência Política: textos introdutórios. PETERSEN et alli (orgs.). Porto Alegre: Editora Mundo Jovem WEBER, Max (1989).Os três tipos puros de dominação legítima. In: COHN, Gabriel (org.). Max Weber. São Paulo: Ática. (Coleção Grandes Cientistas Sociais). ____ (1991). Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, volúme I. |
quarta-feira, 27 de setembro de 2017
Gestão democrática
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Isabel, o papel da escola e do professor é muito importante no desenvolvimento de nossos alunos, a escola propicia um ambiente acolhedor e o professor estimula seu aluno através de atividades instigadoras que o façam pensar, refletir.
ResponderExcluirAbraços