quinta-feira, 21 de setembro de 2017

"A vida é tão rara..."

Imagem relacionada

"A gente espera do mundo...E o mundo espera de nós." Paciência de Lenine

Envelhecer, último ato da grande trajetória intitulada vida.
Em suas diferentes fases trás sabores e dissabores não opcionais,mas incluso pois a vida não para e é tão rara.
Enquanto o grande espetáculo da vida acontece em atos permeados pelas fases do desenvolvimento humano,  o tempo vai deixando suas marcas, impressões e aprendizados.
Independente disto, envelhecer é inevitável...
Sentir -se velho é opcional.
Envelhecer é uma arte, e como tal pressupõe disposição e encantamento.  Também é necessário recriar a ação do viver que passa por etapas que irão moldando o jeito de ser e estar no mundo. Alguns referem-se como etapas evolutivas, que muitas vezes nos fazem ter a sensação de que estamos ficando para trás.
O envelhecimento está associado a proximidade da morte, talvez seja por isto que uma parcela considerável de adultos que chegam nesta fase, tornam-se depressivos .
O fato é que se permanecemos vivos atingir esta fase é inevitável, e  administrá - la com maestria é um desafio e requer arte.
Então [...]maturidade e a velhice, desde sempre, constituem desafios a todas as sociedades humanas, sobretudo no mundo moderno, cuja dimensão social encontra-se centrada na juventude, como mito e valor que orientam a percepção de mundo e a compreensão possível da vida (GUSMÃO, 2001 p. 113).
E qual será a nossa resposta as “...batidas na porta do tempo...” (Resposta ao tempo, música interpretada por Nana Caymmi).
Ou quem sabe, simplesmente fecharemos a porta numa vã tentativa de impedir a sua entrada. Porém, persistente, o tempo faz seus arranjos e pouco a pouco, esgueirando-se entre os acontecimentos envelhecemos.
Então faça valer a pena.
Faça acontecer.
"A vida não para, a vida não para não."

REFERÊNCIAS:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GtFNx1umQTw
GUSMÃO, N.M.M. A maturidade e a velhice: um olhar antropológico. In: Neri, A. L. (org). Desenvolvimento e envelhecimento. Perspectivas biológicas, psicológicas e sociológicas. Campinas: Papirus, 2001. p.113-139.

Um comentário:

  1. Isabel, o ciclo da vida é nascer, crescer, envelhecer, cabe a nós como vão ser cada etapa dessa caminhada. Se tivermos sabedoria, envelheceremos com saúde e disposição.
    Abraços

    ResponderExcluir