segunda-feira, 26 de março de 2018

Trabalho Integrado


                   
                                      Imagem relacionada 

A didática, teoria pedagógica, estuda e ensina como transformar o saber, ou seja, a este fenômeno designou-se de pedagogização do saber científico.

Imagem relacionadaImagem relacionada


É uma teoria que visa prover respostas a demandas apresentadas sobre o desenvolvimento da prática no dia a dia da sala de aula, envolvendo um saber tecnológico e empírico, que implique técnicas e regras sobre como ensinar.
Os sábios gregos já diziam: "dá-me uma sala de aula e mudarei o mundo", eu acresço, ainda que seja o mundo de um único aluno. Este sempre foi meu propósito quando entro em sala de aula, transformar, ampliar o olhar e a concepção dos alunos. Provocá-los e desafiá-los a ter uma nova concepção a respeito da aprendizagem dos conteúdos propostos na grade curricular. Meu maior desafio!
Em meu currículo pessoal consta inúmeros relatos de vitórias e fracassos, vezes que venci e fui vencida pela não correspondência principalmente da família que não conseguia percorrer e insistir o planejamento que o núcleo (rede) de apoio estabeleceu para o melhor desempenho escolar do aluno. Como exemplo cito uma aluna do 3°ano da rede estadual de ensino (2014) que não sabia ler, escrever e se ausentava por longos períodos da escola. Esta aluna fez alguns progressos, porém não estava apta a avançar para o 4°ano.
Dos êxitos, relato o que a turma do 5°ano durante a aula de matemática disse que a maneira como apresentava o conteúdo era muito "legal" e eles se mantinham interessados.
Isto me fez e faz pensar na maneira como ensino. Usando métodos convencionais ou inventivos para contemplar as necessidades educativas de cada turma é um instigante desafio. Pensar em metodologia, na didática formal ou informal baseada nos pressupostos e referencial teórico, faz toda a diferença. Levar em conta as diferenças e jamais esquecer que a melhor didática aplicada em sala de aula é o respeito e a escuta ao aluno e gostar MUITO do que se faz, estar por inteiro na presença dos seus alunos.
Minha "raiz" de trabalho é montessoriana e esta raiz se alimenta também de outras fontes que visem a melhor execução do trabalho e desempenho do centro do processo ensino-aprendizagem.
Por isto afirmo: trabalho com o que gosto e gosto do que faço.
 
               Resultado de imagem para imagem didática
     











Nenhum comentário:

Postar um comentário