sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Ao mestre com carinho


Imagem relacionada
Alguém em que eu possa confiar...e me inspirar.

Alguns professores inspiram e nos fazem transpirar à aprender, insistir e persistir. Outros impactam nossa vida muito mais que possamos imaginar.
O professor inspirador vai além de exercer as funções pedagógicas e de liderança. Principalmente ao longo do ensino básico, professores-líderes têm o poder de despertar o melhor de cada aluno, quebrar pré-conceitos e mudar concepções de vida. Alguns filmes exploram esta abordagem dinâmica e encantadora de professores que conseguem influenciar positivamente seus alunos e até mesmo os ajudam a reescrever uma nova trajetória cheia de novas expectativas.
Aos meus 14 anos de idade, em Santa Cruz do Sul, minha cidade natal, entrei pela primeira vez  e assisti meu primeiro filme no cinema. O filme assistido foi "Ao mestre com carinho " com Sidney Poitier.
Este filme britânico de 1967, que retrata questões sociais e raciais em uma escola localizada em uma comunidade pobre de Londres, impactou-me instantaneamente e ao deixar a sala do cinema determinou minha trajetória como professora em sala de aula. Desde então, da sala do cinema à sala de aula tenho tido grandes batalhas ao tentar exercer com maestria a dinâmica pedagógica. Entre ensaios, erros e acertos aplico minhas "pensatas pedagógicas" (Cortella) e recolho resultados inspiradores. 
Parto da premissa que " todos os homens têm naturalmente um impulso para adquirir conhecimento" (Aristóteles) e invisto em ideias que promovam o despertar e favoreçam a criatividade, a criticidade e o anseio por aprender.
No livro, Ao professor, com meu carinho, Rubem Alves mostra que a tarefa primordial do educador é seduzir o aluno para que ele deseje, e desejando, aprenda. O autor quer também seduzir o professor à plena realização do exercício de sua profissão. 
Sinto-me realizada quando estou em sala de aula e recebo feedback dos meus alunos quase que diariamente. Eles me surpreendem dizendo que amam a forma como apresento os conteúdos, tornando-os "fáceis" e lúdicos quando possível. Também me disseram que ao longo deste ano aprenderam mais do que nos últimos anos de estudo. Também recebo cartas, bilhetes e as vezes escrevem no quadro o quanto gostam de mim. Este ano tenho em sala de aula um aluno que faz meu autorretrato e diz que teve que esperar anos para ter uma professora como eu. 
Sinto-me lisonjeada...A imagem pode conter: desenho




Referências: 

Ao mestre com carinho, Poitier, Sidney- filme
Pensatas pedagógicas, Cortella, mario Sergio
Ao professor, com meu carinho, Alves Rubem









Nenhum comentário:

Postar um comentário