![]() |
Negação da subjetividade
Entende - se por subjetividade o espaço íntimo do indivíduo, como se relaciona e assimila o mundo social que o circunda, suas opiniões e posicionamentos. A formação do indivíduo quanto a construção de suas crenças e valores, é território intrínseco que nos faz únicos, ninguém é parecido com ninguém, somos individuais em nosso pensar e agir e ser.
Nossa subjetividade é formada a medida em que vamos nos construindo a partir da vivência das experiências de nosso contexto social, familiar e cultural. Ao mesmo tempo em que nos faz únicos, pode nos igualar a uma formatação segundo os padrões estéticos e estereótipos estabelecidos por padrões e convenções sociais. Na medida em que nos relacionamos com o que está em nossa realidade proximal ( emoções, pensamentos, fantasias, sonhos, etc.) construímos características que nos fazem ser o que somos, se não uma projeção. A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano que interage, assimila, acomoda e relaciona - se com o que circunda ( meio social e familiar).
A etmologia da palavra subjetividade oriunda do latim subjectivus ( subicere: "colocar sob" + jacere: "atirar, jogar, balançar"). A subjetividade na psicologia foi conceituada a partir das inquietações do sujeito, de modo que pensadores foram levados a sintetizar a questão na contraposição entre características internas e externas.
A Gestalt, teoria do fim do século XX (defende que para se compreender as partes é preciso antes compreender o todo) considera o comportamento humano como um todo possuidor de unidade , sendo uma das escolas que intensificou o interesse nos estudos do desenvolvimento da personalidade. Trouxe esta reflexão porque em meu cotidiano escolar observo, avalio e convivo com meus alunos tendo em vista estas facetas.
Na teoria do do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, por serem baseados no ponto de vista do sujeito , são influenciados por seus interesses e desejos particulares.
Do ponto de vista da sociologia, a subjetividade se refere ao campo de ação e representação dos sujeitos, sempre condicionados a circunstâncias históricas, políticas e culturais.
Estes prismas induzem a reflexão da subjetividade humana e me reporto ao manejo em sala de aula e avaliar como interajo com a matéria prima que tenho em sala de aula, que são os meus alunos.
Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o outro. Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente no meio que está inserido.
A interação entre a Psicologia e a Educação surgiu da necessidade de avaliar e explicar aspectos relevantes do processo de aprendizagem e subsidiar o planejamento e desenvolvimento de estratégias e ações pedagógicas.
Considerando que a educação está relacionada às mudanças intrapsicológicas (plano individual de uma pessoa), torna-se importante o estudo da psicologia e a sua aplicação na área de educação, pois contribui positivamente para a melhoria da educação devido á possibilidade de estimular a comunicação e fortalecer as relações entre o educador e o educando; tornando-se essencial para a fundamentação científica do ensino e da educação e dentre vários fatores que validam a importância do estudo:
Também surgiu da necessidade de conhecer profundamente a criança e seu processo de desenvolvimento.
A compreensão dos fenômenos educativos através da utilização e aplicação de princípios, métodos e conhecimentos pedagógicos.
Estabelecer relacionamentos de forma eficaz dentro e fora do ambiente escolar possibilitando o desenvolvimento cognitivo e psicológico do aluno.
A nossa subjetividade não é inata em virtude de fazer parte do nosso universo interno, é o resultado do desenvolvimento pessoal uma característica adquirida no decorrer da história humana, através da soma de aprendizados o que inclui: pensamentos, emoções conscientes e inconscientes e sentimentos; bem como as mudanças internas ocorridas a partir da interação com o outro o que nos leva a repensar nossa maneira de enxergar o mundo, as nossas atitudes diante de determinados fatos ou diante da própria vida, fatos estes que contribuem para a formação e consolidação da nossa identidade.
Referências:
|
Link: https://graciapassos.wordpress.com/2009/09/01/sobre-a-subjetividade-humana-e-a-psicologia-da-educacao/
Link: https://www.google.com.br/search?
Link: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=309326391020
Nenhum comentário:
Postar um comentário