![]() |
"O professor é aquele que faz duas ideias crescerem onde antes só crescia uma." Elbert HubbardProfessor é um ser inventivo e adaptativo, quase um camaleão que se molda no meio que está inserido para transformar seus alunos em aprendentes em potencial.O século XXI, aponta uma visão educacional que apresenta grandes mudanças em um mundo globalizado, sinalizando de que o professor precisa atualizar-se constantemente e buscar apropriar-se de conhecimentos múltiplos para dar suporte as "Inteligências Múltiplas (Gardner, Howard). Também requer do professor uma grande quantidade de ideias, de habilidades nos procedimentos , nas estratégias de ensinar, de manejo com os alunos e ótimas atitudes, valores, hábitos e condições para o ensino. Uma concepção moderna da tarefa do professor requer não apenas ampliar certas fórmulas e práticas educativas, como também o estímulo à autonomia, capacidade de decisões assertivas e a criatividade. Em seu livro Inteligências Múltiplas, Gardner, enfatiza as ideias fundamentais que desencadeiam uma revolução na aprendizagem e mostra como elas podem ser aplicadas em sala de aula onde se espera que os alunos pensem.O aluno necessita de incentivo e estímulos para enfrentar o trabalho que lhe é proposto. É necessário que o professor conheça a relação do aluno consigo mesmo e com os demais e, concomitante oferecer informações que o ajude a superar os desafios escolares. Procuro manter a rotatividade de ideias e criatividade para manter meus alunos interessados e com a expectativa da espera de como será o próximo dia de aula.Após conversar com o professor de Geografia sobre aula invertida, senti o desejo de adaptar a proposta à minha turma e realizei uma manhã em que os alunos em dupla escolhessem um assunto ou tema de qualquer área do conhecimento já estudado, explorado ou não em nossos encontros matinais e apresentassem à turma.Inicialmente sentiram-se inseguros e alguns manifestaram a recusa em participar. Aos poucos fui tecendo o convencimento de que a participação de todos seria imprescindível para o bom andamento e relembrei uma frase que constantemente digo: " ninguém sabe tudo o tempo todo'. Após a formação das duplas, as escolhas e a preparação do assunto que seria abordado, realizamos o sorteio e iniciamos as apresentações. as primeiras duplas iniciaram timidamente as apresentações usando o quadro branco, livro e explicando o conteúdo selecionado. Uma dupla explorou um conteúdo desconhecido e agregou conhecimento novo à todos nós. Foi incrível!Tivemos uma manhã divertida e enriquecedora onde os papéis foram invertidos. Eu desempenhei o papel de aprendente e os alunos de instrutores do conhecimento. Referências: |
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
MULTIPLICANDO IDEIAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário